Perguntas Frequentes
1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Fui conferir meus dados depois de já ter finalizado a inscrição, e observei que há um dado errado. Como faço para corrigir?
Para realizar a correção de algum dado pessoal, é possível acessar a área “Alterar Cadastro”, disponível na “Área do Candidato“. Entretanto, caso tenha registrado seu NOME, CPF ou DATA DE NASCIMENTO incorretamente, é preciso enviar cópia digitalizada de um documento de identificação por meio do Formulário de Ajuda ou para o e-mail atendimento@coped.com.br. Na ocasião, informe, ainda, o dado a ser corrigido.
Não imprimi ou perdi meu boleto observei que há um dado errado, como faço para corrigir?
Todos os candidatos inscritos poderão reimprimir, caso necessário, o boleto bancário, no máximo até as 23h59min do primeiro dia útil posterior ao encerramento das inscrições. No site da Coped há, na página inicial, um link intitulado “2ª Via do Boleto”.
Posso efetuar o pagamento via PIX?
Na maioria dos certames a Coped oferece a comodidade de permitir o pagamento da taxa de inscrição via PIX. O pagamento é processado de maneira mais rápida, e a confirmação da inscrição é, por conseguinte, também mais célere. No momento em que é encaminhado para a área de pagamento, o candidato pode copiar o código ou ler o QRCode com a câmera de seu celular e efetuar o pagamento através do PIX.
Fui tentar pagar o boleto e me disseram que o boleto não estava registrado, ou não era válido. Como procedo?
Segundo determinação do Banco Central, todos os boletos emitidos devem agora ser registrados na Nova Plataforma de Cobrança, mecanismo criado para dar maior segurança a essa forma de pagamento. Eventualmente, pode levar algum tempo entre a emissão do boleto e o seu registro a ser feito na mencionada plataforma pela instituição bancária. Assim, ao tentar efetuar o pagamento do boleto, o banco pode retornar uma mensagem de “título inválido”, “registro de título não encontrado” ou algo semelhante. Nesses casos, orientamos que o candidato efetue o pagamento após um período médio de 3(três) horas após a emissão do boleto.
Fiz o pagamento da inscrição. Como saber se ela está confirmada?
Em até 72h após o pagamento do boleto, a confirmação da inscrição pelo candidato estará disponível no endereço eletrônico www.coped.com.br, no link “Confirmação de Inscrição”, disponível na página inicial do site.
É possível fazer a inscrição para mais de um cargo em um concurso público?
Sim, desde que os períodos de aplicação das provas para os cargos pretendidos sejam distintos. Essa informação consta no edital de cada concurso. Nessa situação, o candidato deve ficar atento para estar certo de que efetuou todo o procedimento de inscrição em cada um dos cargos para os quais deseja concorrer.
Há isenção para pagamento da taxa de inscrição?
Depende. Cada órgão contratante atende a leis específicas ou adota procedimentos próprios para os casos de isenção. O Decreto Federal nº 6.593/2008 aplica-se somente aos concursos realizados no âmbito do Poder Executivo Federal. Outras leis estaduais que estabelecem isenções a outras situações – como doadores de sangue, por exemplo – aplicam-se somente aos concursos realizados no âmbito do Poder Executivo Estadual. Assim, é importante o candidato ler o edital e verificar os casos de isenção estabelecidos no edital, bem como o procedimento necessário para obter o benefício. Nos casos em que o edital não menciona a possibilidade de isenção, não haverá isenção do pagamento da taxa.